Abrir Menu

Vingadores vs Avatar: O que profissionais graduados podem aprender com esta disputa?

Ambas as produções já entraram para a história do cinema, independentemente de quem ganhe a disputa pela maior bilheteria de todos os tempos. Saiba agora o que você pode aprender com essa disputa.


Há Quase 10 anos atrás, 18 de dezembro de 2009 foi lançado o filme Avatar. Um filme que não agradou os críticos da época, antes mesmo do longa-metragem ser lançado, eles já o viam como um fiasco. Pois bem, para mostrar a imprevisibilidade da vida, Avatar veio a ser a maior bilheteria do cinema.

O ano agora é 2019, um filme que consagra toda uma saga responsável por encantar diversas gerações, levando pessoas de todas as idades para as salas de cinema, o nome do filme é Vingadores Ultimato.

Ambas as produções já entraram para a história do cinema, independentemente de quem ganhe a disputa pela maior bilheteria de todos os tempos. Vamos agora analisar a trajetória desses dois grandes filmes e ver como eles se relacionam aos profissionais graduados.

Fatores que favoreceram ambos os filmes

Já ouviu aquela história se é preciso sorte para um time ser campeão? Será que os grandes elencos da história do futebol, basquete e vôlei precisaram de sorte ou é puro mérito? Uma discussão impossível de ser determinada enquanto houver aquele “e se...”

Ocorre a mesma situação com as produções de Vingadores e Avatar. Houve alguns fatores que puderam favorece-lôs a se tornarem esse fenômeno mundial e isso não é demérito, na verdade como dizem, a sorte ajuda quem se prepara. Então, o fato é, assim como um time é campeão e ponto, Vingadores e Avatar são as duas maiores bilheterias do cinema, aqui também não há espaço para o “e se...”

Avatar teve algumas turbulências durante a sua produção, fazendo com que o filme fosse adiado algumas vezes. Estreou quando estava tendo uma nevasca nos Estados Unidos e Canadá, mercados importantíssimos para o cinema, ainda mais na década de 90 em que a China não tinha tantas salas de cinema como hoje em dia.

Ainda que houvesse esses infortúnios, é verdade que o filme também foi muito beneficiado com a “chegada” do 3D, a grande inovação da época fez muitos espectadores curiosos irem até as salas de cinema conferir de perto. Isso atiçou o interesse de todos, algo que acabou criando um “boca a boca” e quebrou a marca do filme Titanic e se tornou o maior em bilheteria.

Vingadores Ultimato por ser a cereja do bolo da saga do infinito, não sofreu muitos contratempos, diferente de outras produções da Marvel. O estúdio teve a oportunidade de ir acertando durante a longa trajetória dos heróis, o que não estava dando certo em outros filmes, como por exemplo os vilões foram sendo melhorados até chegar no Thanos.

Algo que favorece e muito o filme da Marvel é o fato de ser uma saga, diferente de Avatar que é um filme solo até o momento. Os heróis assim como puderam se aperfeiçoar ao longo dos anos, também se aproximaram do público, com isso o público já tinha um afeto com os personagens antes mesmo do filme estrear.

Será que agora é a vez dos Vingadores?

Vingadores já levou milhões de pessoas ao cinema. Estreado em abril, está longa metragem já chegou bem perto do grande Avatar, mas faltou aqueles últimos folegos. A Disney para sanar esse problema, decidiu relançar o filme nos cinemas com algumas cenas extras.

O filme já foi relançado em boa parte do mundo, ainda assim alguns analistas acreditam que pelo que arrecadou até a presente data seja impossível ultrapassar Avatar. Lembrando que o filme ainda deve ser relançado no Brasil, então nosso país ainda pode colaborar um pouco com a franquia.

Resta agora aguardar para ver o desenrolar desta batalha de gladiadores no cinema, onde ambos os filmes possuem ótimas narrativas.

O que os profissionais podem aprender com esta disputa?

Assim como as bilheterias do cinema está disputada, o mercado de trabalho se encontra da mesma forma. As empresas buscam profissionais que possam se destacar diante da multidão, não basta apenas fazer o que é necessário.

Ambos os filmes, Vingadores Ultimato e Avatar, foram muito além do que apenas seguir as diretrizes estabelecidas, na verdade eles impactaram toda a indústria cinematográfica.

O profissional do século XXI precisa fazer a mesma coisa, se por um acaso deseja se destacar. A Pós-Graduação atualmente é algo que se equivale a seguir as diretrizes do mercado, se você deseja ser um profissional de determinada área, você precisa de uma Pós-Graduação, é o mínimo que a pessoa precisa ter.

Caso você seja um dos que não estão satisfeitos em apenas seguir o protocolo e quer ir além do que apenas precisa para exercer sua profissão, está na hora de entrar na Pós-Graduação aqui no IEPG e se especializar em alguma área da sua profissão.

Vingadores podem não conseguir, mas você sim!

Está difícil para Vingadores ultrapassar Avatar, a saída da Disney/Marvel foi relançar o filme e ver se conseguirá atingir o objetivo de arrecadar mais alguns milhões para conseguir mais um feito histórico.

Os profissionais não precisam ficar na mesma incerteza que o estúdio, pelo menos não quanto a realidade do mercado de trabalho e o seu aperfeiçoamento profissional. O filme Vingadores pode até não conseguir ultrapassar Avatar, mas com uma Pós-Graduação você conseguirá atingir o objetivo de alavancar sua carreira e se destacar da multidão.

Por Comunicação IEPG - Pós-Graduação


Voltar