Abrir Menu

O que você precisa saber sobre o TCC na Pós-Graduação

Conheça todos os detalhes que você precisa saber sobre o TCC na Pós-Graduação.


Muitos recém formados e até mesmo alunos pós-graduando tem dúvidas quando vão dar continuidade ao seus estudos. Muita coisa se ouve a respeito de Cursos de Pós-Graduação. Mas o que realmente é verdade e o que realmente é mito?

Neste texto vamos apresentar o que você precisa saber sobre o TCC na Pós-Graduação e assim você poderá ficar por dentro de tudo e saber enfim como dar o próximo passo.

É obrigatório na Pós-Graduação?

Muito se discute sobre a obrigatoriedade do TCC em uma Pós-Graduação. O fato é que existe um documento CNE N° 146/2018, homologado pelo Conselho Nacional de Educação em 06/04/2018, onde consta a obrigatoriedade da elaboração individual do trabalho.

O site oficial do MEC também menciona sobre  cursos lato sensu no tópico 8 citando a obrigatoriedade do aluno elaborar o TCC no fim do curso. Veja:

8 – Os cursos devem ter duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

 

De certa forma vemos que existe real necessidade da elaboração do TCC em um curso de Pós-Graduação.

Quantas páginas deve ter um artigo de TCC na Pós-Graduação?

Semelhante a graduação, um artigo deve possuir cerca de 8 a 15 páginas, ordinariamente. Já uma monografia é importante que tenha a partir de 30 folhas. Não existe limite disponível à consulta na ABNT. É necessário que verifique em sua instituição de Pós-Graduação as normas pertinentes.

Diferença entre Artigo Científico e TCC

O Artigo Científico se difere do TCC principalmente pelos detalhes apresentados. Enquanto no artigo temos uma publicação de autoria declarada, que apresenta e discute ideias, técnicas, processos, métodos e resultados nas mais variadas áreas do conhecimento, o TCC é tão somente uma atividade acadêmica obrigatória que tem o objetivo de sistematizar o conhecimento sobre um objeto de estudo relacionado ao curso.

Características de um texto científico

É importante saber que um texto científico precisa conter uma narrativa escrita que aborda um conceito ou uma teoria baseada no conhecimento cientifico por meio da linguagem científica. Os artigos e textos científicos devem seguir padrões estabelecidos pela ABNT.

Concluindo

Vendo e conhecendo todas as características percebemos um pouco a semelhança entre o TCC na Graduação e na Pós-Graduação. Mesmo com pouca diferença vemos a importância de realizar um Trabalho de Conclusão de Curso não só por ser obrigatório mas também por garantia de conhecimento do aprendizado do curso.

Gostou de nosso conteúdo? Então cadastre-se em nossa base para receber semanalmente mais materiais.

 

Por Comunicação IEPG - Pós-Graduação


Voltar