Abrir Menu

O que faz um profissional de Farmácia Magistral?

Conheça as principais características desse profissional


 

Hoje o mercado está engolindo profissionais que não se encontram preparados para os desafios. Ter essa preparação se tornou algo primordial para a sobrevivência, mas nem sempre temos convicção de que forma podemos levantar a nossa carreira, sair do comodismo e dar um passo adiante.

 

Para muitos Farmacêuticos escolher uma especialização também tem sido um dilema. Então vamos tentar aqui esclarecer em nosso blog sobre algumas opções para os profissionais que querem dar um up grade na carreira, poderem escolher com propriedade em que se especializar. Começaremos então explicar o que faz um profissional de Farmácia Magistral.

O que é e o que faz?

Antes de sabermos o que faz é importante sabermos o que é Farmácia Magistral. Nada mais é do que aquela que apresenta condições de manipular medicamentos de qualquer espécie, sob receita médica.  Essa manipulação é o conjunto de operações com o objetivo de criar formulações magistrais e oficiais, além de aditivar e fracionar produtos industrializados para uso humano e veterinário.

É importante sabermos também sobre preparação magistral, que é aquela preparada na farmácia, que atende a uma prescrição, em que a fórmula estabelece sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.

Outra preparação existente ligada a Farmácia Magistral é a Preparação Oficial. Esta é aquela preparada na farmácia, que atende a uma prescrição, cuja a fórmula esteja inscrita nas Farmacopeias Brasileiras ou Compêndios ou Formulários reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Os estabelecimentos magistrais se diferencial por poder preparar o medicamento em dosagens específicas para cada receita, o que não acontece com os medicamentos industrializados os quais estão disponíveis em dosagens padronizadas.

Onde atuar

Hoje em dia as Farmácias Magistrais tem tido um crescimento muito grande no Brasil. Desta forma ela se tornou uma das opções mais importantes para a população, seja no acesso aos medicamentos, ou na orientação farmacêutica aos pacientes dentro do estabelecimento, onde, a garantia de um profissional farmacêutico presente é sempre certa.

Um especialista em Farmácia Magistral pode atuar em todas as farmácias que realizam manipulação farmacêutica: Farmácias de Manipulação, Farmácia Hospitalares, Farmácia de Unidades Básicas de Saúde.

Concluindo

Deixamos aqui então uma grande opção para os profissionais farmacêuticos decolarem na carreira. Com certeza um curso de Farmácia Magistral pode agregar muito ao seu conhecimento e prática.

O IEPG também oferece um curso de Pós-Graduação em Farmácia Magistral. Se você se identificou com esse curso e tem interesse, não deixe de fazer sua inscrição clicando aqui.

 

Por Comunicação IEPG - Pós-Graduação


Voltar