Abrir Menu

Como projetar 2020 para o sucesso profissional

O tempo passou Rápido e 2020 já começou, sendo ele bom ou não para nós. Resta-nos agora, nos prepararmos para ele. 


Algumas habilidades são requeridas para o sucesso profissional, ainda mais com o advento da internet e toda a revolução tecnológica faz tudo evoluir mais rápido.  

Os profissionais precisarão estar preparados para os desafios do ano que se aproxima e buscar o aperfeiçoamento.  

Vamos logo ao que interessa, como projetar 2020 para o sucesso profissional.

Fique ligado na inovação 

Vivemos em tempos maravilhosos, temos oportunidades que nossos pais não tiveram, mas como tudo na vida tem um preço, apenas aqueles atentos aos avanços é que desfrutaram ainda mais da nossa época. 

Em uma busca rápida pela internet, poderemos ver quando novos aplicativos foram lançados somente este mês. A inovação está no nosso dia a dia, não importando nossa área de trabalho.  

O profissional antenado terá o sucesso profissional, pois a cada anos que passa há mais inovações. 

Tenha bons relacionamentos profissionais 

Muitos tem pensam que é importante se preocupar apenas com amizades pessoais, e não as profissionais. Grande engano!  

Além de boas amizades possibilitarem um ótimo ambiente de trabalho, elas interferem diretamente na produtividade. Profissionais que se dedicam juntos, colhem os frutos juntos.  

Assim como nos esportes coletivos é essencial entender a importância do trabalho coletivo para obter conquistas, do mesmo modo deve ocorrer no dia a dia profissional.

Busque relacionamentos até com aqueles que são considerados seus concorrentes profissionais, afinal de contas, vocês são da mesma classe de profissionais.  

Ficar se digladiando só acarretará no retrocesso da sua área de atuação. 

Tenha a mente aberta e busque aprender 

Não adianta nada ter a mente aberta, mas não aprender aquilo que lhe é exposto.  

O processo de aprendizado muitas vezes é doloroso e chato, só que ficar na zona de conforto e não buscar se aprimorar, é a receita perfeita para o fracasso.  

Leia o máximo que você puder, vá a encontros da sua área de atuação, torque experiência nestes eventos, faça cursos e workshops sempre que possível. 

O aprendizado fará com que você tenha a mente aberta, mas só se você tiver a mente aberta para aprender. Este é apenas mais um dos paradoxos da vida humana.  

Saiba resolver problemas 

É óbvio que ninguém gosta de resolver problemas, é muito comum nós procrastinarmos para resolve-los ou até mesmo empurra-los para outras pessoas.  

Contudo, o profissional de sucesso do próximo ano não poderá ser assim, aqueles que desejam se destacar precisarão ser proativos e criativos na solução de possíveis problemas.  

Quando um problema aparece no setor de trabalho é que vemos a divisão dos profissionais indispensáveis para o restante do grupo. O mercado de trabalho está atento a esse tipo de trabalhador. 

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 36% das atividades de diversos setores, exigirão a habilidade de resolução de problemas. 

Pensamento crítico

Aquela imagem icônica, dos filmes de Charles Chaplin, em que o trabalhador da fábrica não precisa pensar, mas apenas realizar movimentos repetitivos, ficou no passado.  

No atual cenário, é importante ter pensamento crítico para poder desempenhar um bom trabalho.  

Em entrevista para a Exame, a professora Giedre Vasiliauskaite, disse que os profissionais precisam ter capacidade de comunicação, pensamento estruturado, além de saber fazer perguntas certas.  

Essas são apenas algumas das habilidades importantes para se ter um bom pensamento crítico.  

Teoria e prática devem trabalhar lado a lado para o sucesso profissional, então é importante ler muito. Reserve um tempo no seu dia para poder ler jornal, revistas, blogs e livros.  

Depois, tente implementar no seu ambiente de trabalho os conhecimentos adquiridos. 

Por Comunicação IEPG - Pós-Graduação


Voltar