Abrir Menu

5 passos para alavancar sua carreira como Farmacêutico

Chega um momento em que precisamos dar um passo maior em nossa carreira. Vamos ver neste texto 5 dicas importantes para alavancar sua carreira como Farmacêutico.


 

A profissão de farmacêutico é uma das melhores do Brasil e o que não falta é oportunidade para poder exercer a vocação. 

A área tem tantos benefícios que cada vez surge mais profissionais. Muitos que se formam já saem da faculdade sedentos por exercerem suas profissões.

Sabendo que o tempo vivido no meio acadêmico não é capaz de passar de maneira exaustiva tudo o que abrange a área farmacêutica e as atitudes que o profissional deve ter, este artigo será sobre 6 passos para alavancar a carreira como farmacêutico. 

Claro que o presente artigo não serve apenas para aqueles que acabaram de se formar, mas para você também que já se encontra estabelecido no mercado e deseja alavancar sua carreia para poder ganhar prestígio e satisfação profissional. 

 

1º Passo: Se atualize na sua profissão, já!

 

Talvez esta seja fácil para os que acabaram de sair da academia, mas muitos profissionais experientes no mercado não buscam a atualização necessária para estar no mercado de forma competitiva. 

Vivemos o tempo que as coisas ficam velhas rápidas demais, a velocidade do mundo pós-moderno nos faz ter que tentar, na medida do possível, acompanhar as atualizações que o mundo globalizado faz constantemente. 

Devemos ter o mesmo pensamento do sábio filósofo Sócrates: “só sei que nada sei.” Quando o profissional aplicar esta frase em sua vida e carreira, ganhará autoridade no mercado. 

Na medida em que você começar a entender que tem muito a aprender, não importando o tempo de experiência na profissão, ganhará vantagem sobre aqueles que acreditam saber tudo.

Se especializar é uma ótima oportunidade para ampliar seu conhecimento. Buscar cursos de Pós-Graduação na área da Farmácia te dará uma vantagem competitiva no mercado. Para isso é importante ter em mente que a especialização a ser buscada deve ter a qualidade necessária, tendo em vista que seu objetivo é alavancar sua carreira.

 

2º Passo: Ganhe Autoridade

 

Calma, porque autoridade não é autoritarismo, não confunda ambos. Em um mundo com diversas opiniões diferentes e inúmeras informações, as pessoas estão em busca de autoridade, procuram alguém em quem podem confiar e o profissional farmacêutico deve ser esta pessoa.

Busque ser autoridade no assunto para as pessoas da localidade de onde se atua, gerando desta forma, uma familiaridade e confiança com o seu trabalho e fazendo você ser a primeira escolha sempre que necessário. 

Isto vale também na hora de buscar emprego na área, porque as empresas também pesquisam por profissionais que são autoridade no assunto, pessoas em quem podem confiar que executarão o trabalho com competência e qualidade. 

 

3º Passo: Seja um filantropo

 

Acredito que a melhor definição de filantropo é, aquele que ama a humanidade. O farmacêutico precisa ser esta pessoa porque ele deverá ter sempre como objetivo o melhor para o ser humano, diretamente lidando com as pessoas ou indiretamente com a evolução de produtos farmacêuticos. 

Sabendo disso, é preciso ser o mais humano possível, afinal de contas, a pessoa que muitas das vezes o farmacêutico atende pode estar com uma doença grave ou com um familiar que está em fase terminal. 

Saber lidar com as pessoas é essencial para ser um bom profissional e ser humano, porque você está lidando com um semelhante e precisa pensar como seria se você estivesse na situação dele. 

Descer do “pedestal” do profissionalismo para lidar com o próximo com mais amor e cumplicidade é indispensável para a realização de um bom trabalho. 

 

 

4º Passo: Entenda de gestão e busque a inovação

 

 

É muito comum o dia a dia do farmacêutico ser vivido como um gestor. Com este cargo o profissional precisará saber lidar com as pessoas, produtos e toda parte administrativa de um determinado local como no caso de laboratórios e drogarias.

Ainda que haja esta disciplina na grade curricular do curso universitário em farmácia, ainda assim para alavancar sua carreira, é necessário leituras complementares e, se possível, um curso. 

Cursos de pós-graduação são ótimos para ter uma visão mais abrangente na área da gestão.

Quando o profissional conseguir entender bem a área da gestão poderá propor inovações técnicas. Um dos grandes erros é tentar inovar sem ao mínimo ter conhecimento suficiente.

 

5º Passo: Faça a diferença

Este quinto passo talvez seja o passo que necessite de todos os anteriores e ainda muitos outros que você irá aprender durante a profissão. Não apenas seja diferente, faça a diferença. 

Muitas pessoas falam em ser diferentes dos demais para poder alavancar a carreira, esquecendo que esta carreira é uma das mais nobres da sociedade, por isso, não devemos pensar apenas em nós mesmo, e sim em toda a sociedade. 

Fazer a diferença não é esperar a oportunidade certa para mudar tudo, porém são as atitudes pequenas que realmente contam. Cuide de cada cliente a ponto de proporcionar o melhor atendimento possível. Um ótimo parâmetro para isso é pensar em como você, se tivesse na outra ponta do balcão, gostaria de ser tratado.

Faça pequenos gestos, sem desejar aplausos, faça porque é o certo e se você não alavancar sua carreia, garanto que no mínimo alavancará sua própria vida como ser humano. 

Acorde todas as manhãs com isto em mente e seja o melhor profissional para seus clientes.

 

 

Por Comunicação IEPG - Pós-Graduação


Voltar