Notícias/Blog

10 Dicas para ser mais produtivo

Veja essas super dicas de como ser mais produtivo.

Amigo de alguns, inimigo de muitos, sendo ele mesmo alvo de muitas críticas de diversas pessoas que estão nas mais variadas classes da sociedade. Sabe de quem eu estou falando? Tempo.

O tempo é inimigo de muitos, o filme do Tim Burton faz uma alusão bem íntima sobre este personagem que atravessa séculos e gerações. Em Alice Através do Espelho, vemos o tempo como uma persona que vive de maneira ordenada.

Alice não entende porque o tempo tem que ser seu inimigo, e por isso, quando ela o conhece já tem um preconceito com ele, por causa de diversas perdas que teve durante a vida.

Sem querer dar spoilers, mas a moral do filme é que o tempo não é inimigo de ninguém, este personagem demonstra que na verdade o tempo é uma dadiva que é dado a nós e, cada um, diante do tempo que lhe resta, deve buscar aproveitar.

Muitas vezes nós concordamos com a Alice, nos vemos durante o dia reclamando do tempo. Indagamos que para algumas pessoas parece que lhe é dado mais do que 24 horas, pois elas são muito produtivas.

Algo que o personagem, Tempo, tem a nos ensinar, é que ele tem uma vida disciplinada com uma rotina impecável.

Se o próprio tempo precisa de rotina, disciplina e diligencia para conseguir executar suas tarefas, imagina nós, meros mortais!? Neste artigo, separamos 10 dicas para ser mais produtivo.

1- Conheça suas Prioridades

Algo muito comum na rotina pesada do trabalho é a falta de conhecimento da nossa prioridade, o que nos leva a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ter conhecimento do que é prioridade, fará com que seu tempo seja otimizado.

Perder tempo fazendo coisas que podem ser feitas depois, enquanto há uma lista de tarefas importantes esperando na gaveta, é completamente displicente.

Por mais que alguém venha até sua mesa durante o trabalho e peça para você realizar uma tarefa “rapidinho”, saiba dizer não (Claro, se não for seu

chefe). Realizar pequenas tarefas no lugar daquelas importantes, resultará na improdutividade.

2- Faça uma coisa de cada vez

O tempo do profissional multitarefas se foi, no mundo de hoje é preciso se debruçar em uma coisa de cada vez para alcançar a qualidade.

O profissional que atende o telefone, manda e-mail além das suas várias tarefas ao mesmo tempo, ficará atrás daquele colega de trabalho que se organiza e busca fazer cada coisa no seu devido tempo.

Organize-se para poder realizar uma tarefa de cada vez, assim evitará interrupções desnecessárias que afetam diretamente a produtividade.

3- Saiba dizer não

Ao almejar não ter interrupções nas suas tarefas no trabalho, você precisará começar a dizer não para seus colegas de escritório, ou pelo menos dizer que fará assim que puder.

Faça isso de maneira amigável para não gerar um ambiente desconfortável de trabalho, ao mesmo tempo, se mostre intransigente as interrupções.

4- Cuide de sua postura

A maioria das pessoas trabalham sentadas, o mundo moderno nos possibilitou ter uma menor fadiga, pelo menos naquilo que tange ao cansaço do trabalho braçal. Só que ao trabalhar muito tempo sentado, é preciso tomar cuidado com a postura.

Profissionais de diversas áreas que trabalham sentados reclamam de dor lombar, isso porque a maioria das pessoas passa horas e mais horas sentadas de maneira incorreta.

Busca posicionar seu corpo na cadeira para ficar confortável e com postura, isso ajudará na realização das tarefas, pois no mínimo haverá menos tempo reclamando da dor nas costas.

5- Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem aumenta a produtividade, em compensação a falta de uma noite de sono pode fazer com que a pessoa perca até 10 pontos de QI.

Ainda que você tenha tido um péssimo dia, busca ter uma boa noite de sono, tente se desconectar dos problemas do trabalho, faça algo em que tenha prazer e quando chegar na hora de dormir, o sono virá.

6- Divirta-se

A diversão é a irmã da produção, pois ao se ter uma rotina chata, automaticamente a improdutividade baterá na porta e uma vez que ela entrar será difícil de tirá-la.

Para aqueles que trabalham em casa, quando o tédio mortal bater na porta, busque fazer algo divertido, veja um filme, saia de casa ou o que vier na cabeça.

Aqueles que trabalham numa jornada rígida de tempo integral, divirta-se pós trabalho, vá fazer algo que gosta, saia com os amigos e no dia seguinte da diversão, veja como o seu dia irá render muito mais.

7- Faça exercícios

Fazer exercício físico é muito bom para aqueles que desejam ter uma vida mais produtiva, ainda que parece contraditório, pois desta maneira se “perderá” tempo na academia.

Ao contrário do que muitos pensam, ao fazer exercício não será uma perda de tempo e sim uma maneira de deixar o seu corpo mais disposto. Corpo disposto é igual a dia produtivo.

8- Rotina é a chave do sucesso

Estabelecer rotina na sua rotina é algo que poucas pessoas fazem, sim é isso mesmo, estabeleça rotina na sua rotina.

A rotina de uma pessoa é acordar, tomar café da manhã, pegar o transporte, chegar em ponto no trabalho, ter o intervalo para o almoço, voltar a trabalhar até sair e depois disso acabou a rotina e você está livre.

Muitas pessoas acreditam que rotina e liberdade sejam antônimas, mas não é. Porém falemos uma coisa de cada vez.

Estabelecer rotina dentro da sua rotina é você saber o que vai fazer no trabalho antes de chegar lá, ter uma rotina de trabalho fará com que suas tarefas sejam cumpridas mais rapidamente.

Antes de sair, faça uma pequena lista do que fazer no dia seguinte com suas prioridades.

Rotina não é antônimo de liberdade, este é apenas um ponto importante de ressaltar, ainda que não me debruce muito aqui. Rotina é saber o que fazer e quando fazer, como por exemplo, definir que toda quinta-feira você irá para o cinema, é uma rotina legal e ainda assim uma rotina.

9- Estabeleça uma meta

O progresso depende de metas, nós seres humanos a estabelecemos para que possamos trabalhar até alcança-las. Você precisa de uma meta quer trabalhe por conta própria, seja dono da empresa ou apenas mais um empregado.

Caso você trabalhe por conta própria em casa, pode ser seduzido a acha que não precisa de metas. Saiba que ao pensar desta maneira, fará com que a improdutividade reine no seu trabalho e consequentemente tenha menos lucro no final do mês.

Aqueles que tem uma empresa já estão cansado de saber que precisam ter metas para conseguirem obter sucesso. Então minha dica é prosseguir neste caminho avaliando sempre as metas estabelecidas.

Aos que trabalham numa empresa que não tenha metas aparente, ou que no mínimo sejam fáceis de bater, estabeleça metas próprias para ser melhor. Quem sabe se destacando no trabalho você não possa ganhar um aumento ou até uma promoção?

10- Tire férias

Descansar é mais do que necessário para uma rotina de trabalho produtiva. Depois de cumprir toda esta lista de dicas, siga esta última e tire umas férias para descansar de toda a longa jornada de trabalho.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts

Piso salarial da enfermagem: o que preciso saber?

Cuidar da estética ajuda a saúde mental

A telemedicina na Farmácia Hospitalar

Tempo seco e cuidados com a pele