Piso salarial da enfermagem: o que preciso saber?

Nos últimos dias, a área de enfermagem sofreu com diversas greves e paralisações. Isso se deu devido à suspensão da lei, que já havia sido aprovada e iria entrar em vigor, que garante o piso salarial da enfermagem (Lei 14.434/22). Principalmente em uma época em que esses profissionais precisaram trabalhar à exaustão para vencer a …

Piso salarial da enfermagem: o que preciso saber? Leia mais »

Outubro rosa: quimioterapia e o combate ao câncer de Mama

O câncer de mama é um problema que afeta diversas mulheres no mundo inteiro, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama se tornou o mais comum no mundo todo. Antigamente essa posição era relacionada ao câncer de pulmão. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas …

Outubro rosa: quimioterapia e o combate ao câncer de Mama Leia mais »

Cuidar da estética ajuda a saúde mental

Durante a pandemia, além de terem sua saúde física prejudicada, várias pessoas foram afetadas psicologicamente, aumentando casos de ansiedade, depressão e outros problemas mentais. E um dos fatores que contribuiu para isso foi uma queda na autoestima. Essa queda se deu por diversos fatores, como por exemplo, as pessoas ficaram mais isoladas e perderam muito …

Cuidar da estética ajuda a saúde mental Leia mais »

A telemedicina na Farmácia Hospitalar

Com o surgimento da pandemia, diversas áreas da sociedade tiveram que se reinventar para poder continuar atendendo às demandas da população. Principalmente na área da saúde, que foi a mais afetada, a criação de novas formas de atendimento e novas tecnologias foram as principais atualizações ocorridas. A farmácia hospitalar foi uma dessas áreas, afinal, a …

A telemedicina na Farmácia Hospitalar Leia mais »

Tempo seco e cuidados com a pele

O calor e o tempo seco têm atingido grande parte do Brasil neste inverno, trazendo diversos problemas para a população. Com temperaturas que chegaram até 38ºC e a umidade do ar atingindo apenas 12% vários estados decretaram situação crítica. Tendo essas circunstâncias, as pessoas sofrem tanto com a saúde como com problemas de pele, que …

Tempo seco e cuidados com a pele Leia mais »

A automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos na Pandemia

Não é novidade para ninguém que no Brasil acontece muito o hábito da automedicação, inclusive seguidos pelo uso indiscriminado desses medicamentos. Isso, infelizmente, é até mesmo considerado como algo “cultural” por grande parte dos brasileiros. Afinal, é comum as pessoas comprarem analgésicos, antibióticos, relaxantes musculares, entre outros, sem nenhuma indicação. Porém, além das pessoas manterem …

A automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos na Pandemia Leia mais »

Gestão hospitalar em hospitais públicos

A gestão hospitalar é essencial para o bom funcionamento de qualquer instituição da saúde. Em especial para os hospitais públicos que, muitas vezes, além de não terem uma gestão de qualidade, sofrem com falta de verbas e atenção do governo. No texto de hoje vamos falar um pouquinho mais sobre como a gestão hospitalar em …

Gestão hospitalar em hospitais públicos Leia mais »

O uso de ácido hialurônico para o tratamento de olheiras

O ácido hialurônico é um ativo que tem sido muito usado ultimamente para o rejuvenescimento da pele. Além de deixá-la hidratada, mais elástica e resistente, ele também é utilizado para tratamentos, por exemplo, de olheiras e até mesmo casos de olheiras profundas. Porém, será que esse ácido realmente funciona? Vamos responder essa e outras perguntas …

O uso de ácido hialurônico para o tratamento de olheiras Leia mais »

Como ocorre a prescrição de medicamentos?

Durante as consultas médicas o paciente recebe uma prescrição de medicamentos depois de realizar toda sua anamnese. A prescrição médica, nada mais é do que uma receita contendo medicamentos e informações sobre eles, que é elaborada por um profissional da saúde altamente qualificado para tal ação. Dessa forma, o paciente poderá dar início ou continuidade …

Como ocorre a prescrição de medicamentos? Leia mais »