Logo IEPG Pós-Graduação

Brasília/DF - Início Fevereiro 2018

Licenciatura em Pedagogia

O mercado de trabalho para os profissionais formados em Pedagogia é muito amplo e envolve vários setores da educação, como creches, centros comunitários, secretarias de educação em níveis municipal, estadual e federal, ONGS, cujas atividades são educacionais, entre outros.

Sobre Curso

O curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba ¿ UNIUBE foi referendado com quatro estrelas no Guia do Estudante/2015 e atende também às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Destina-se à formação de educadores competentes para a docência em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, assim como para exercer a Gestão Educacional em instituição de ensino formal e não formal.

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria nº 227-MEC-SERES, de 22/05/2013 (DOU 23/05/2013).

Público Alvo

O curso de Pedagogia prepara o aluno enquanto futuro profissional, para que esse seja capaz de planejar, executar, acompanhar e avaliar o projeto pedagógico, além de outros projetos e programas educacionais tanto no âmbito escolar quanto no não- escolar. 
O curso de pedagogia contribuirá de maneira incisiva na formação do professor-educador-gestor, com ênfase na docência em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como na gestão de sistemas e instituições de ensino e área do desenvolvimento de pesquisas educacionais.

Grade Curricular

Todas as disciplinas relacionadas a seguir compõem a organização curricular do curso. Entretanto, a ordem de oferta das mesmas pode ser alterada de acordo com o bimestre de ingresso do aluno. 

ETAPA 1
Disciplinas Carga Horária
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM 80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 8
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 80
HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 80
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40
PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL 80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80
Total  452
ETAPA 2
Disciplinas Carga Horária
ARTE E EDUCAÇÃO 80
DIDÁTICA 80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 80
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 80
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA 80
PRÁTICA PEDAGÓGICA I 120
Total  528
ETAPA 3
Disciplinas Carga Horária
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 80
DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA 80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
PRÁTICA PEDAGÓGICA II 120
PRÁTICA PEDAGÓGICA III 120
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 80
Total  568
ETAPA 4
Disciplinas Carga Horária
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II 80
CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO 80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 80
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA 120
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 80
Total  528
ETAPA 5
Disciplinas Carga Horária
ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III 80
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR 80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO 280
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 80
METODOLOGIA DA MATEMÁTICA 80
Total  684
ETAPA 6
Disciplinas Carga Horária
EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
METODOLOGIA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA 80
METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA 80
METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS 80
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 80
Total  408
ETAPA 7
Disciplinas Carga Horária
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE 80
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO 280
GESTÃO EDUCACIONAL: ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS 80
LIBRAS 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: ARTIGO 80
Total  688

COMPONENTES OPTATIVOS

OPTATIVA 99
Disciplinas Carga Horária
CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA 80
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 80
Carga horária mínima  80

Periodicidade

Documentos para Inscrição

Coordenação

Corpo Docente

ADRIANA RODRIGUES  
ADRIANO DAWISON DE LIMA  
ALDIONEY PEREIRA DE MELO  
ALINE TURATTI ALVES  
ALUIZIO FERREIRA ELIAS  
ANA CRISTINA BORGES  
BRUNO CESAR OLIVEIRA CARVALHO  
CAROLINA OLIVEIRA PINTO  
CINAYANA SILVA CORREIA  
CINTIA RESENDE CORREA  
ELENICE ISRAEL DA SILVA  
ELIANA ROSSETTI SARDINHA  
FABIANA ELIAS MARQUEZ  
FABIOLA EUGENIO ARRABACA MORAES  
FARAIDES MARIA SISCONETO DE FREITAS  
FATIMA GARCIA CHAVES  
FRANCIS SILVA DE ALMEIDA  
GABRIELA MARCOMINI DE LIMA  
GALSIONE CRUVINEL DA SILVA  
HELENA BORGES FERREIRA  
HENRIQUE CAMPOS FREITAS  
JOCELI PEREIRA ROBERTO  
JOSE HENRIQUE SINGOLANO NESPOLI  
LARISSA MACIEL GONCALVES SILVA  
LIVIA SILVA SPOSITO  
LORENA MALTA BISINOTTO  
LUCIA HELENA BORGES DE OLIVEIRA  
LUCIA HELENA NUNES JUNQUEIRA  
LUCIANA GOIS BARBOSA  
MARCIA CRISTINA FREITAS SILVA  
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA  
MARIA BEATRIZ DE SOUZA ALMEIDA DELDUQUE  
MARILIA DE DIRCEU CACHAPUZ DAHER  
MARISA AUXILIADORA MAYRINK SANTOS FERREIRA  
MONICA APARECIDA DE OLIVEIRA CRUZ  
NEIRE MARCIA DA CUNHA  
NEUSA ABADIA GOMES ANDRADE  
PRISCILA LATERZA SIQUEIRA  
REGINA ALVES PINTO MENDONCA  
RICARDO BARATELLA  
SIMONE ROCHA PEREIRA  
SORAIA ABUD IBRAHIM  
SUELI HELOISA DORIGUETTO FERREIRA  
THAIS BORGES DUARTE  
VANESSA DAS DORES DUARTE TERUEL  
VIVIANE PEREIRA SILVA

Cadastre seus dados para baixar a apresentação

Enviar

Veja os depoimentos de quem já fez IEPG

Estudar na Oswaldo Cruz, fez com que minha rede de contatos aumentasse, tanto com amigos quanto com os docentes da instituição. Acho importante dizer que fazer uma especialização faz com que você saia na frente da concorrência, passamos a desenvolver uma noção global do objeto em estudo, estabelecemos um foco para nossa carreira profissional evitando ficar oscilando de emprego em emprego e aceitando, talvez propostas indecentes. Na Oswaldo Cruz vi como diferencial a alta capacidade dos docentes, cumprimento de datas e horários, equipe de profissionais competentes para atender aos alunos em suas dúvidas.

Vinicius Canedo

Escolhi o IEPG por ser uma instituição reconhecida e credenciada, que tinha o meu curso e com um preço justo e acessível. A Qualidade dos professores, Metodologia, a troca de experiência entre professor e aluno e o Laboratório do IEPG me fizeram continuar. A Pós-Graduação em Biotecnologia me ajudou a ter uma direção, saber qual caminho e em qual área dentro da Biologia seguir; pretendo fazer um Mestrado na área de botânica.

Renan Vinícius Guimarães Naves

Eu já havia me encantado por Cosmetologia e encontrei o IEPG. Com curso em Goiânia, com professores com ampla experiência de mercado, então para mim foi a melhor opção. No IEPG tive condição de entender melhor como funciona todo processo de cosméticos, como industrias reais atuam no mercado, como é o processo de desenvolvimento de produto e como apresentar este produto no mercado. Assim pude começar a pensar em inovação cosmética e como usar a biodiversidade do cerrado em produtos cosméticos. Isso só foi possível com o apoio e informações, qualidade dos professores e qualidade técnica que encontrei... - Continue Lendo

Iriamar Costa Fernandes

Escolhi o IEPG pela qualidade, por estar mais próxima de minha cidade e o custo benefício. A Pós-Graduação em Citologia não é tão comum e o IEPG trouxe essa oportunidade aqui para Goiânia. Poder ter contato com laboratório foi o que mais me encantou. Pretendo fazer agora um estágio em laboratório para que em breve possa estar lecionando em faculdades dentro dessa área que escolhi estudar.

Ludmila Neves Martins

Encontrei na internet o IEPG, que tem a chancela da Oswaldo Cruz, e vi a questão da qualificação e estou gostando daqui. Como tenho duas graduações, já fui professor universitário e diretor de hospital por 10 anos eu sei como avaliar um professor e notei que aqui o corpo docente de professores é muito bom. Espero colocar em prática o que aprendi para ser cada vez um melhor profissional, agradecendo sempre o IEPG e a Oswaldo Cruz.

Francisco José Timbó Pereira

Na busca por uma especialização, percebi uma necessidade de aprofundar meus conhecimentos a respeito da área técnica, incluindo exercícios práticos da farmácia hospitalar. Assim, a especialização me auxiliou principalmente ao aliar o conhecimento prático ao conhecimento teórico, e dessa forma exercer a profissão de uma forma eficaz. Quanto aos profissionais docentes, os professores têm vida prática e trouxeram a realidade que eles encontram, e de como exercitam a prática profissional. As informações que foram passadas realmente têm embasamento naquilo que se falava, eu avalio isso como um dos pontos... - Continue Lendo

Rafael de Salles

Sempre quis entrar na área hospitalar, hoje pensando na concorrência optei por fazer uma pós-graduação, com ajuda da especialização consegui meu emprego atual que com certeza foi um diferencial perante os demais concorrentes para a vaga, dessa forma foi fundamental aliar o conhecimento teórico ao prático. Optei pelo IEPG justamente por ter o nome das faculdades Oswaldo Cruz, sabendo da forma com que ainda são atuantes no mercado da saúde e tradição optei por fazer na instituição, pretendo ainda fazer mais um curso na instituição voltado para área de estética por trabalhar também como consultora vejo... - Continue Lendo

Aline Pires
Mais depoimentos Anterior Próximo
< >

Parceiros