Logo IEPG Pós-Graduação

Blog

Qual é a diferença entre Pós-Graduação e MBA?

Muita gente interessada em alcançar sucesso profissional gostaria de entender melhor esses conceitos para poder decidir com mais segurança pela melhor opção e alavancar sua carreira. E ainda o que é melhor, possivelmente aumentar as chances de obter salários maiores e se realizar profissionalmente, como já sonharam um dia.

Primeiro, é importante que você saiba que o mercado de trabalho espera dos recém-formados um diferencial que, muitas vezes, vai além do conhecimento e habilidades aprendidas na graduação. E essa necessidade das empresas junto com a vontade dos profissionais de se qualificarem e desenvolverem tais requisitos exigidos aumentou a oferta de cursos realizados após a graduação, pelas instituições de ensino.

Veja as definições de cada um:

PÓS-GRADUAÇÃO:

Há duas formas: o Lato Sensu e o Strictu Sensu.

O Lato Sensu é voltado para profissionais que desejam adquirir um diferencial, se especializar em uma área específica visando o mercado de trabalho. Trata-se de uma especialização.

O Strictu Sensu: é voltado para os profissionais que almejam a carreira de pesquisador ou professor universitário, ou seja, tem o foco no ambiente acadêmico. Trata-se dos mestrados e doutorados. Geralmente, doutorado costuma ser feito depois do mestrado, por ser mais complexo e exigir mais esforço e aprofundamento no tema da tese defendida na conclusão do curso.


MBA:

Master Business Administration com a tradução literal é Mestre em Negócios e Administração. Consiste, também, em uma especialização, só que voltada para negócios e gestão empresarial, com foco no mercado de trabalho. Indicado para a preparação de líderes ou gestores em formação, e para os de carreira já consolidada na área. Estes últimos têm a chance de aumentar a realização de troca de contatos profissionais e empresariais, ampliando o seu networking.

 

Dessa maneira, tanto a Pós-Graduação quanto o MBA, propiciam destaque ao profissional no mundo corporativo, por prepará-lo de forma eficaz a encontrar soluções, a obter análise crítica e assim a trazer melhores resultados para a empresa. Estas, consequentemente, por necessitarem de material humano especializado e qualificado, costumam oferecer uma remuneração mais atraente como incentivo a esse tipo de profissional.

A escolha da instituição de ensino é outro aspecto fundamental somado a outros a seguir.

Como fazer suas escolhas? Preparei DICAS ESPECIAIS:

1.  Trace um plano de carreira definindo quais as suas metas profissionais;

2. Analise se a área de estudo de seu interesse e seu foco é o âmbito acadêmico ou o mercado de trabalho;

3. Avalie se o mais adequado ao seu objetivo é a pós-graduação ou é o MBA;

4.  Analise sua disponibilidade de tempo;

5. Finalmente, escolha uma boa instituição de ensino;

IMPORTANTE: lembre-se, a Pós-graduação e o MBA, por si só, não são garantias, mas sim um trampolim para alcançar o sucesso, se você buscar o conhecimento aprofundado, a atualização constante e persistir.

 

E dentre as muitas instituições brasileiras existentes, o IEPG – Instituto de Especialização e Pós-Graduação tem um projeto pedagógico e corpo docente de qualidade, o reconhecimento nacional e internacional da Faculdade Oswaldo Cruz, referência entre as demais. Com certeza, uma ótima escolha para alcançar o tão sonhado e merecido sucesso profissional.

 

Desejo que aproveite bem essas dicas e que tenha grande sucesso nas suas escolhas! Sei que você pode chegar ao topo de sua carreira e realizar seus sonhos!

VOLTAR

Parceiros