Logo IEPG Pós-Graduação

Blog

FOC em evento sobre toxicologia

A Comunidade “Toxicológica” das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), representada diretamente pelos professores Alice Chasin, Fabriciano Pinheiro e José Luiz da Costa do curso de Graduação em Farmácia, além dos professores Rafael Lanaro, Silvia Cazenave, Thiago Peixe, Thiago Menke, Mauricio Yonamini dos cursos de pós–graduações em Análises Clínicas e Toxicológicas, Ciências Toxicológicas e Ciências Forenses, representaram as FOC’s no I Simpósio Internacional sobre Drogas, Álcool e Trânsito (SIDAT), entre os dias 10 e 11 de outubro. O evento satélite foi realizado imediatamente após o término do XVIII Congresso Brasileiro de Toxicologia, realizado entre os dias 7 a 10 de outubro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 

O evento, que foi organizado pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através de seu Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito em Álcool (NEPTA), reuniu pesquisadores e gestores de políticas públicas do Brasil e do exterior, que em sua maioria atuam nas áreas de segurança do trânsito e na toxicologia do uso de álcool e outras drogas, para discorrer sobre a temática do problema do uso dessas substâncias no trânsito. Além disso, a legislação adotada em diversos países também foi pauta das explanações.

A professora Alice Chasin, além de participar, também ministrou a palestra: “Prevenção do dirigir sob efeito de drogas: esforços brasileiros”, no dia 11 de outubro. A intenção foi debater sobre a aplicação de metodologias que possam ser utilizadas para melhorar, fiscalizar e punir condutores sob efeito de substâncias psicotrópicas, além de estratégias de prevenção. 

Congresso aglutinou aproximadamente 1200 pessoas

Segundo a professora, “o Congresso foi excelente. Ao todo estiveram presentes aproximadamente 1200 pessoas no evento. Além disso, o formato dele foi muito interessante, pois foi realizado em cinco dias, com várias atividades aconteceram simultaneamente, entre elas, o I Simpósio Internacional sobre Drogas, Álcool e Trânsito. Também foram apresentados mais de 600 pôsteres e trabalhos apresentados oralmente. Vários alunos e ex–alunos dos cursos de Graduação em Farmácia das FOC’s e da pós–graduação apresentaram interessantes trabalhos na forma de pôsteres e de apresentação oral”, declarou a professora Alice.

Segundo os organizadores do SIDAT, inicialmente, eram esperadas cerca de 250 pessoas, porém compareceram mais de 300, conforme esclareceu a professora Alice. “O simpósio teve entrada franca para todos os inscritos no Congresso, mas como só havia apenas 300 vagas então ele acabou ficando superlotado, o que mostra a importância do evento para o Brasil”.

I SIDAT foi um evento oficial da ICADTS (International Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety), que por sua vez é uma organização parceira do TIAFT (The International Association of Forensic Toxicologists), representado no Brasil pela professora Alice Chasin. “Esse foi primeiro simpósio promovido pelo ICADTS a ser realizado aqui no Brasil e, pela primeira vez, os maiores especialistas se reuniram aqui no Brasil para discutir e assegurar o constante aperfeiçoamento dos profissionais ligados à segurança de trânsito, toxicologistas e aos organizadores de políticas públicas de uma forma geral. Na Europa e nos Estados Unidos o ICADTS e o TIAFT, representado por mim no Brasil, já realizaram uma série encontros em parceria”, declarou a professora Alice Chasin.

 

Fonte: http://www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=34062

VOLTAR

Parceiros