Abrir Menu

Farmacologia Clínica: O que é? O que faz? Onde faz?

A Farmacologia é uma área diretamente ligada ao mercado


A Farmacologia é uma área diretamente ligada ao mercado farmacêutico, e é um mercado que só tende a crescer com o envelhecimento da população. Se você gostava de química na escola, essa talvez seja uma boa área de atuação para você. Leia a seguir algumas informações sobre a área para decidir se a Farmacologia seria uma boa graduação para você.

TRABALHANDO COM FARMACOLOGIA

O farmacêutico ou farmacologista é o responsável pelo estudo da composição e produção de medicamentos, bem como do efeito que as substâncias químicas ao interagir com o organismo dos seres vivos. Ele trabalha na preparação de remédios, cosméticos, produtos de higiene pessoal, análise e realização de exames laboratoriais, controle de qualidade dos alimentos, podendo atuar em laboratórios, farmácias e indústrias farmacêuticas, por exemplo.

Quem opta pela área pode trabalhar como orientador de pacientes nas farmácias, controlar a qualidade da produção de alimentos, atuar na detecção de doenças, analisar exames, atuar na formulação de cosméticos, fazer o controle de remédios, fiscalizar e controlar a qualidade da água e do ar, analisar materiais para detectar e combater doenças infecciosas, fazer análise ambiental, entre outras atividades.

O mercado de trabalho farmacêutico é bastante aquecido e oferece muitas oportunidades nas farmácias e nas drogarias, já que a presença desse profissional é obrigatória nos estabelecimentos. Também é possível seguir carreira em indústrias, com a produção de remédios, no setor de cosméticos e até alimentação. Há também a possibilidade de seguir carreira na área de pesquisa científica e em áreas mais específicas, como toxicologia clínica e forense.

Por Comunicação IEPG - Pós-Graduação


Voltar