Logo IEPG Pós-Graduação

Blog

3 dicas sobre a farmácia magistral e como ela auxilia na saúde.

O que é Farmácia Magistral

A Farmácia Magistral é aquela que apresenta condições de manipular medicamentos de qualquer espécie, sob receita médica. A manipulação é o conjunto de operações com a finalidade de elaborar formulações magistrais e oficiais, aditivar e fracionar produtos industrializados para uso humano e veterinário. A preparação magistral é aquela preparada na farmácia, atendendo a uma prescrição, cuja fórmula estabelece sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. Preparação oficinal é aquela preparada na farmácia, atendendo a uma prescrição, cuja fórmula esteja inscrita nas Farmacopeias Brasileiras ou Compêndios ou Formulários reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Campo de Atuação

As Farmácias Magistrais, que têm crescido muito em nosso país tornando-se uma opção muito importante para a população, seja no acesso aos medicamentos, ou na orientação farmacêutica aos pacientes dentro desses estabelecimentos, onde, a garantia de um farmacêutico presente é sempre certa. O especialista em Farmácia Magistral poderá atuar em todas as farmácias que realizam manipulação farmacêutica: Farmácias de Manipulação, Farmácias Hospitalares, Farmácias de Unidades Básicas de Saúde

Segundo a Farmacêutica Magistral Drª Gilsiane Pioner Zunino integrante da Comissão Magistral do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul

“O crescimento do setor Magistral nos últimos anos se deu pela qualificação constante e a organização, são características fortes do setor magistral. O mercado farmacêutico passa constantemente por transformações, por mudanças de atitudes, por mudanças na legislação, nas atividades de concorrência e no perfil do cliente. O farmacêutico tem que estar preparado e conhecer profundamente estas alterações, para montar estratégias de diferenciação. É, no balcão de farmácia, que a maioria das pessoas busca a solução de seus problemas, devido ao precário serviço de assistência à saúde de nosso País. Daí, temos a necessidade de possuir uma visão ampla e competente, aliada à população. A farmácia magistral está atuando na construção de um novo mercado, baseado na padronização, no aprimoramento e no monitoramento de processos para produzir medicamentos especiais e atenção farmacêutica, onde a sociedade considere a atividade magistral, além do preço, a qualidade, a segurança e a confiança, e a certeza de que terá um profissional aliado à sua saúde e ao bem-estar.”

Farmácia Magistral como solução futura para os tratamentos

O avanço de pesquisas no setor magistral faz com que a profissão se torne uma das mais promissoras em um futuro próximo, o investimento para descobrimento de novas formulações médicas é a cada dia mais presente no setor farmacêutico, sendo uma área para descobertas e desafios novos.

A doutora ainda fala:

“Este é um aspecto muito importante que gostaria de destacar do setor magistral. Com o avanço das pesquisas no campo do genoma humano, os medicamentos manipulados podem ser uma grande alternativa de tratamento, no futuro, porque foca a sua produção de medicamentos, de maneira individualizada para cada paciente”

Dessa forma os medicamentos fazem parte de um grande avanço tecnológico quando desenvolvidos para novos tratamentos.

 

Gostaria de saber sobre Farmácia Magistral?

Disponibilizamos para você nosso e-book totalmente gratuito no link

Tudo o que você precisa saber sobre Farmácia Magistral

 

 

Fonte: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/8/044a048farmagistral.pdf

VOLTAR

Parceiros