Logo IEPG Pós-Graduação

Blog

A importância de fazer uma especialização nos dias de hoje

A formação profissional está entre os principais desafios na vida de um indivíduo nos tempos de hoje. Vencer nesse quesito tem sido uma questão de realização, tanto pessoal quanto profissional. Hoje, segundo a UNIFOR, 40% dos profissionais no mercado perdem uma vaga de emprego devido a sua qualificação não satisfazer os requisitos para a vaga pretendida. Em tempos de crise, oportunidades de emprego são raras e beneficiam quem está preparado.

Tempos de mudanças como o atual são cruciais para se preparar para novas oportunidades. Se ainda está na dúvida, confira abaixo alguns pontos importantes sobre a especialização:

•Qualificação: ciente da atual concorrência, o mercado exige um currículo atualizado e integrado com diversas experiências profissionais e de formação. Uma pós-graduação permite uma visão mais abrangente e qualifica o candidato para uma posição ou promoção mais disputada;

•Proatividade: o profissional em constante evolução e ascensão na carreira não para de se atualizar e agregar novos conhecimentos e ferramentas de trabalho;

•Networking: em outras palavras, a pós-graduação te possibilita conhecer novas pessoas, atuantes no mercado no qual você se encontra. Dessa forma, a troca de experiências entre profissionais vai além do aprendizado;

•Atualização: Em um mundo cada vez mais competitivo e tecnológico, o ciclo de conhecimento atualiza-se de uma forma cada vez mais rápida. Seja o profissional um recém-formado ou não, é importante manter os estudos e se preparar para o que há de novo em seu mercado de atuação e o que muda em um futuro próximo;

•Reconhecimento: através dos artigos acadêmicos e da participação em eventos, o pós-graduando recebe mais reconhecimento por seu esforço. Em média, possuem melhores salários e são mais requisitados.

Em pesquisa feita pela Catho, que cuida da seleção de candidatos para vagas de emprego por todo o país, mostra que candidatos com pós graduação ganham cerca de 80% a mais do que candidatos com apenas a graduação na mesma função. Esse aumento torna-se significativo para comprovar a necessidade do mercado, uma vez que a pós-graduação já é considerada um requisito para os melhores cargos.

Considerando todos estes pontos, é muito importante o aluno saber qual a melhor especialização seguir. É necessário uma reflexão sobre onde quer chegar na carreira em até 5 anos e quais seus objetivos profissionais. Além disso, estudar as demandas atuais das oportunidades do mercado gera ideias do que pode ser útil no futuro.

O IEPG disponibiliza hoje consultores para orientação de carreira e retirar de dúvidas que podem surgir no meio do percurso, sem compromisso ajudando profissionais a seguir com a melhor decisão para sua especialização e na realização de seus objetivos.

 

VOLTAR

Parceiros