Logo IEPG Pós-Graduação

Blog

Dicas para memorizar com facilidade e aprender melhor

Você já passou por uma situação em que estudou algo, mas quando preciso não conseguiu lembrar de absolutamente nada? Se sim, saiba que você não está sozinho, muitas pessoas passam por situações como essa diariamente.

A memória é uma das funções mais complexas do cérebro humano. Dificuldades de memorização são queixa comum até mesmo entre os mais jovens. Os fatores que mais influenciam o processo da memorização de forma negativa são níveis elevados de estresse, má alimentação e falta de descanso.

Quando somos impactados por várias informações, nosso cérebro age como um filtro, selecionando o que parece ser importante e deve ser lembrado posteriormente. Por isso, nem tudo que vemos ou estudamos é fixado na memória.

Por conta de um dia a dia agitado, a maioria das pessoas sofre dificuldades nesse processo porque o cérebro precisa de algum rastro ou pista para que possa retormar aquele pedaço de informação completa de volta. Esse trabalho de puxar uma informação a partir de uma pista, é chamado de evocação.

Para evoluir esse processo de evocação e melhorar a memória, existem diversas formas de treinar seu cérebro e facilitar a aprendizagem:

1. No fim de cada dia, faça uma retrospectiva de tudo o que você fez, esse exercício de evocação trará ao seu cérebro os gatilhos pelos quais as lembranças serão puxadas posteriormente;

2. Brinque. Jogos como jogo da memória, das diferenças, dominó e caça palavras são ótimas opções para exercitar o cérebro;

3. Relaxe. Sentir-se relaxado e descansado ajuda muito na memorização, quantidades de estudo e trabalho exaustivos prejudicam a capacidade de pensar e se concentrar. Faça pequenas pausas, exercite a respiração e alongue-se;

4. Durma bem. Aprender algo novo é mais difícil quando se está com sono, pois esse é um dos fatores que mais ajudam na consolidação da memória. Fique atento na qualidade do seu sono e na duração, recomenda-se dormir de 7 a 9 horas por noite;

5. Alimente-se bem e de forma frequente para que seu cérebro sempre tenha energia para memorizar.

6. Faça coisas rotineiras de um modo diferente, experimente novos caminhos para chegar ao trabalho, aprenda novas palavras ou uma nova língua. Tudo isso irá ajudar seu cérebro a abrir novas conexões e melhorar sua memória, além de exercitar sua criatividade.

7. Consuma bebidas alcoólicas com moderação: Exagerar na bebida prejudica a memória e a partir de certo ponto, nada mais é fixado. Em casos extremos, o individuo pode sofrer até atrofia cerebral (redução do tamanho do cérebro) por conta da desidratação.

Seguindo essas dicas à risca, certamente em alguns dias você notará um enorme ganho na facilidade de memorizar aprender coisas novas.

VOLTAR

Parceiros