Abrir Menu

Análise Instrumental: Mercado cada vez mais exigente.

Campo da ciência que cresceu nos últimos tempos. Nos últimos anos esta área cresceu devido aos avanços tecnológicos, através da montagem de sistem


Campo da ciência que cresceu nos últimos tempos.

Nos últimos anos esta área cresceu devido aos avanços tecnológicos, através da montagem de sistemas analíticos mais robustos e compactos e também no desenvolvimento de softwares de operação e tratamento de dados que diminui o tempo de análise e de interpretação dos resultados alcançados. Com isso, o mercado foi afetado, houve uma redução de preços de equipamentos de laboratórios.

As análises instrumentais tem um amplo espaço no mercado de trabalho. Ela é usada para controle de qualidade em laboratórios químicos com finalidades químicas e industriais. Sua área de atuação são geralmente em indústrias farmacêuticos para a produção de medicamentos, laboratórios químicos e ambientais, instituições de pesquisa e ensino.

O curso de pós-graduação em Validação em Análises Instrumentais é uma grande oportunidade para se qualificar nessa área, ira atender duas áreas que sempre foram forte dentro do mercado. O profissional terá a responsabilidade de qualificar o produto através dos métodos aprendidos pelo o curso, sendo assim ele irá também dá a credibilidade ao o mesmo.

A grade curricular é composta pelas as seguintes matérias:

- Espectroscopia Atômica e Molecular I

- Espectroscopia Atômica e Molecular II

- Aquisição e Tratamento de Dados Instrumentais

- Espectroscopia de Infra-Vermelho e Espectrometria de Massa I

- Espectroscopia de Infra-Vermelho e Espectrometria de Massa II

- Métodos Eletrométricos e Eletroanalíticos I

- Métodos Eletrométricos e Eletroanalíticos II • Análise Térmica I

- Análise Térmica II

- Cromatografia I

- Cromatografia II

- Eletroforese

- Voltametria

- Análise por Injeção de Fluxo

- Eletroforese capilar I

- Eletroforese capilar II

- Químiometria

- Validação em Análise Químicas I

- Validação em Análise Químicas II

- Metodologia Cientifica

O curso é voltado em áreas bastante abrangentes, são elas: graduados em ciências, incluindo formados em bacharelado e licenciatura, engenharia química, química industrial, química tecnológica, engenharia ambiental, química (bacharelado e licenciatura) e farmácia.

Atualmente, esta área passou por um enorme progresso tecnológico, principalmente no lançamento de softwares integrados onde gerou uma diminuição de preços em equipamentos e materiais de consumo utilizados em laboratórios. Com isso vemos a grande importância que a análise instrumental tem no mercado.

Cada vez mais as necessidades competitivas da indústria sobre a concorrência e as leis ambientais e de saúde pública são bastante exigidas. Todavia é fundamental que o profissional que irá atuar em Análise Instrumental seja o melhor qualificado possível para responder pelos os processos analíticos realizados.

É possível afirmar que o profissional tendo a pós-graduação em Validação em Análise Instrumental é imprescindível para qualquer indústria, laboratório, instituição e dentre outras áreas que necessitam de pessoas desse ramo. Terá mais qualidade e credibilidade nos produtos e pesquisas que têm o aval do profissional de dessa área. Assim terá uma imagem positiva no marcado. Já pelo o lado do profissional, tendo a conclusão do curso estará mais qualificado e terá vantagem na busca de emprego no mercado de trabalho, pois o mercado está cada vez mais exigente.Sendo assim, podendo atingir os mais altos resultados profissionais e também ter sua imagem positiva dentro da área que irá atuar.

Fontes:

http://www.oswaldocruz.br/pos/sip/sip_curso.asp?id_curso=586&promo=&chave

http://www.iepgcursos.com.br/pos-graduacao/analises-instrumental-avancada-goiania

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/872917/1/CIT03.pdf

Por Comunicação IEPG - Pós-Graduação


Voltar